Ágar MacConkey

Ágar Macconkey sem crescimento
O ágar MacConkey é um meio de cultura sólido de coloração rosa avermelhado, este é um meio usado para isolamento e diferenciação de enterobactérias e uma grande variedade de gram-negativos. As semeaduras em ágar MacConkey conseguem isolar bacilos gram-negativos e inibir o crescimento de gram-positivos (principalmente enterococos e estafilococos), isto pela presença de sais biliares (em menor quantidade comparado ao Ágar SS) e do cristal violeta.

Ainda é possível verificar a fermentação ou não da lactose (por isso é também diferencial). As bactérias que conseguem fermentar a lactose presente no meio produzem pH localizado, ocorre uma diminuição do pH do meio (abaixo de 6,8) que se segue da absorção do vermelho neutro (corante presente no meio) assumindo uma coloração de vermelho a rosa.

Ágar Macconkey crescimento de
 E. coli fermentadora de lactose
Ainda há bactérias como a E. coli que conseguem fermentar fortemente a lactose, resultando formação de uma nuvem também rosa em volta das colônias. Isso ocorre pois o ácido produzido como resultado da fermentação da lactose acaba por gerar uma precipitação dos sais biliares.

ágar Macconkey crescimento de
colônias lactose+(a esquerda) e
lactose-(a direita)
Já para aqueles que não são capazes de fermentar a glicose utilizarão a peptona como fonte de carbono, como resultado do metabolismo da peptona é gerada amônia aumentando o pH do meio (meio menos ácido), ficando o mesmo amarelado e as colônias podem se apresentar brancas, incolores, tons de bege ou até mesmo com variações de verde.

O vermelho neutro então atua como um indicador do pH, ou seja, quando o pH do meio encontra-se acidificado (como é o caso das fermentadoras) as colônias se tornam rosadas, já nas bactérias não fermentadoras com o pH alcalinizado (>7) este corante torna o meio amarelado.



Controle de qualidade

Para verificar a procedência do ágar MacConkey são utilizadas cepas ATCC (cepas padronizadas), são elas:

-E. coli ATCC 25922 - Como se trata de uma fermentadora da lactose, deveram crescer colônias rosadas;


-Proteus mirabilis ATCC 12453, uma não fermentadora da lactose, crescimento de colônias geralmente de cor bege com a cor do meio amarelado;

-Staphylococcus aureus ATCC 25923 - Como se trata de uma bactéria gram positiva, não deverá ocorrer crescimento no meio devido a presença dos sais biliares e cristal violeta.


Armazenamento do meio

O meio antes do uso deve ser conservado refrigerado e embalado em temperatura de 2-8°C.


Incubação

Após descarregar amostra desejada no meio, é feito estriamento por isolamento (de 3-4 quadrantes), a placa é incubada em estufa com temperatura de 35-37°C POR 24h. Não havendo crescimento por este período deve-se incubar por mais 24h. Caso permaneça sem crescimento a amostra é dada como negativa para bastonetes gram negativos.


Quer entender melhor o assunto?
Acompanhe este artigo também em vídeo ou acesse o canal Bioonerd no Youtube: 




Este é um conteúdo confiável e com embasamento, consulte as referências:

1-Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Microbiologia clínica para o controle de infecção relacionada a assistência à saúde-Módulo 5: Tecnologia em Serviços de Saúde: Descrição dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiológicos. 1. ed. Basília. 95 p. 2013.


2-NEOGEN. Sais bile mistura #3 Bile salts mixture #3 (7230). Disponível em: <https://foodsafety.neogen.com/pdf/acumedia_pi/7230_pt_pi.pdf>. Acesso em: 08 de setembro de 2018.

3-MBIOLOG Diagnósticos. Agar MacConkey- Mbiolog. Disponível em: <http://www.mbiolog.com.br/produtos/Agar_MacConkey.pdf>. Acesso em: 09 de setembro de 2018.

4-TORTORA, Gerald J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Artmed. 934 p. 2012.

5-BD. BD MacConkey II Agar. <Disponível em: https://www.bd.com/resource.aspx?IDX=9073>. Acesso em: 09 de setembro de 2018.



       

Hélio Rodrigues-Biomédico






Artigo elaborado por Hélio Rodrigues-CRBM 08302
Ágar MacConkey Ágar MacConkey Reviewed by Bioonerd on 14:07 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.